Publicado em:

Direitos Autorais

Empresa perde ação contra Claudinho e Buchecha por registro nulo de direitos
Contratos de concessão de direito autoral só têm validade se são registrados nos locais adequados. De outra forma, uma empresa do mesmo ramo não pode ser punida por contratar um artista que tinha vínculo já assinado. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou recurso especial interposto pela empresa Novo Impacto Publicidades contra a Universal Music, em processo que envolvia a dupla de artistas Claudinho (em espólio) e Buchecha e as organizações BMG Brasil e Moderninho Produções Artísticas.
http://www.conjur.com.br/2017-mar-10/empresa-perde-acao-claudinho-buchecha-registro

Viúva de compositor reivindica direitos autorais em álbum de Margareth Menezes
O cordelista faleceu em 2007 e a viúva, Coracy Vieira, tem buscado a produção da cantora para resolver as questões da reprodução da música. “Há mais de um ano procurei a produção da artista e não houve um retorno
https://boainformacao.com.br/2017/03/viuva-de-compositor-reivindica-direitos-autorais-em-album-de-margareth-menezes/

Paul McCartney deve aguardar mais para recuperar direitos sobre canções dos Beatles, diz Sony/ATV
Paul McCartney, que espera há décadas para recuperar a propriedade das canções dos Beatles, deveria esperar um pouco mais em vez de ir adiante com sua ação civil contra a Sony/ATV Music nos Estados Unidos, disse a empresa alvo do processo.
http://www.dci.com.br/dci-mais/paul-mccartney-deve-aguardar-mais-para-recuperar-direitos-sobre-cancoes-dos-beatles,-diz-sony-atv-id611822.html

Pharrell Williams e a questão dos direitos autorais nos serviços de streaming
Em 2014, Pharrell Williams dominou completamente as paradas com o single Happy. É de se esperar que a melhor música do ano rendesse muitos lucros para Pharrell, mas não foi isso o que aconteceu. Entenda como foi a relação de divisão de lucros entre Pharrell e o serviço de streaming Pandora.
https://www.agambiarra.com/pharrell-williams-happy-pandora/

Open Source e direitos autorais, como é que fica?
Quando fabricantes de software, baseados em Open Source, vendem subscrições para empresas, existe uma preocupação quanto aos direitos autorais envolvidos no código daquele software. Como o Open Source é desenvolvido de forma colaborativa, como se assegurar que uma das contribuições não inflige a lei de direitos autorais? Como se proteger?
https://corporate.canaltech.com.br/coluna/software/open-source-e-direitos-autorais-como-e-que-fica/

Parecer sobre cobrança de direitos autorais deve ser votado na semana que vem
O parecer sobre mudanças na legislação de direitos autorais deverá ser apreciado na próxima terça-feira (21) pela comissão especial responsável pelo tema (PL 3968/97 e apensados). O relatório da deputada Renata Abreu (PTN-SP) foi apresentado hoje (15) ao colegiado.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/524372-PARECER-SOBRE-COBRANCA-DE-DIREITOS-AUTORAIS-DEVE-SER-VOTADO-NA-SEMANA-QUE-VEM.html

Open Source e direitos autorais, como é que fica?
Quando fabricantes de software, baseados em Open Source, vendem subscrições para empresas, existe uma preocupação quanto aos direitos autorais envolvidos no código daquele software. Como o Open Source é desenvolvido de forma colaborativa, como se assegurar que uma das contribuições não inflige a lei de direitos autorais? Como se proteger?
https://corporate.canaltech.com.br/coluna/software/open-source-e-direitos-autorais-como-e-que-fica/

Parecer sobre cobrança de direitos autorais deve ser votado na semana que vem
O parecer sobre mudanças na legislação de direitos autorais deverá ser apreciado na próxima terça-feira (21) pela comissão especial responsável pelo tema (PL 3968/97 e apensados). O relatório da deputada Renata Abreu (PTN-SP) foi apresentado hoje (15) ao colegiado.
http://www.cenariomt.com.br/2017/03/16/parecer-sobre-cobranca-de-direitos-autorais-deve-ser-votado-na-semana-que-vem/

STJ diz que afiliada de TV deve pagar direitos autorais sobre retransmissões
Afiliadas de televisão devem pagar direitos autorais não somente sobre músicas usadas em sua programação local, mas também sobre a programação retransmitida da rede nacional à qual pertençam.
http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Afiliada-de-TV-deve-pagar-direitos-autorais-por-programa%C3%A7%C3%A3o-retransmitida

 

Pirataria

Frente parlamentar em defesa da propriedade intelectual quer acelerar trâmite de projetos contra pirataria
Empossada nesta semana, a nova diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria no Congresso Nacional anunciou a intenção de agilizar o trâmite de projetos para dar mais eficácia à defesa dos direitos autorais. A tipificação de crime para a gravação de filmes no interior de salas de cinema, o aumento das penalidades para quem cometer crime contra marcas e patente de registro e o furto do sinal de TV por assinatura são alguns dos projetos que terão prioridade na votação.
http://www.anj.org.br/2017/03/10/frente-parlamentar-em-defesa-da-propriedade-intelectual-quer-acelerar-tramite-de-projetos-contra-pirataria/

Projeto que aumenta penas para crimes de pirataria é destaque do Plenário
O Projeto de Lei 333/99, que aumenta as penas para crimes relacionados à pirataria, é o destaque da pauta do Plenário para os dias 14 a 16. Os deputados precisam analisar substitutivo do Senado à matéria. A redação da Câmara é de 2000 e a do Senado é de 2003.
http://www.cenariomt.com.br/2017/03/10/projeto-que-aumenta-penas-para-crimes-de-pirataria-e-destaque-do-plenario/

Consultor de Trump admite contactos com envolvido na pirataria online russa
Roger Stone assumiu ter trocado mensagens, através do Twitter, com um indivíduo envolvido na pirataria informática contra os Democratas
http://observador.pt/2017/03/11/consultor-de-trump-admite-contactos-com-envolvido-na-pirataria-online-russa/

Senado aprova projeto que amplia interdição de empresa que vende remédio falso
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (15) o projeto que acaba com o limite de 90 dias para interdição de empresas flagradas vendendo medicamentos falsificados. A proposta segue para sanção presidencial.
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2017/03/15/senado-aprova-projeto-que-amplia-interdicao-de-empresa-que-vende-remedio-falso.htm?cmpid=copiaecola

Senado aprova projeto que amplia interdição de empresa que vende remédio falso
O Senado aprovou, nesta quarta-feira, 15, o projeto que acaba com o limite de 90 dias para interdição de empresas flagradas vendendo medicamentos falsificados. A proposta segue para sanção presidencial.
http://istoe.com.br/senado-aprova-projeto-que-amplia-interdicao-de-empresa-que-vende-remedio-falso/

 

Patentes

Patente das barricas dos ovos moles de Aveiro. Do OLX para empresários do Porto
Artesãos que detinham o direito de propriedade industrial passam o testemunho do fabrico das peças de madeira e das pinturas à mão aos novos funcionários da empresa. Sócios querem perpetuar a tradição secular
http://www.dn.pt/sociedade/interior/patente-das-barricas-dos-ovos-moles-de-aveiro-do-olx-para-empresarios-do-porto-5718028.html

Anvisa e INPI chegam a acordo sobre patentes de medicamentos
Após sete anos de impasse, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) chegaram a um acordo sobre as regras para a concessão de patentes de medicamentos. Uma portaria conjunta que será publicada nos próximos dias vai definir as atribuições de cada uma das entidades na avaliação dos pedidos.
http://istoe.com.br/anvisa-e-inpi-chegam-a-acordo-sobre-patentes-de-medicamentos/

Apple registra nova patente de headset de realidade virtual para iPhones
Uma nova patente concedida à Apple na última terça-feira (14) pode indicar que a empresa está realmente trabalhando em seu dispositivo de realidade virtual para iPhones. Na verdade, esta patente é uma continuação de outra aprovada em agosto de 2016.
https://canaltech.com.br/noticia/apple/apple-registra-nova-patente-de-headset-de-realidade-virtual-para-iphones-90664/

ZTE passa ao primeiro lugar da tabela de patentes da Organização Mundial de Propriedade Intelectual
A ZTE Corporation (0763.HK / 000063.SZ) ficou em primeiro lugar na mais recente lista anual de pedidos de patente da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, refletindo o ampliado foco da empresa em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de próxima geração, incluindo, 5G, virtualização de rede, transição para nuvem (cloudification) e a internet das coisas (Internet of Things).
http://www.bonde.com.br/economia/empresas-e-negocios/zte-passa-ao-primeiro-lugar-da-tabela-de-patentes-da-organizacao-mundial-de-propriedade-intelectual-437401.html

Brasil e Portugal aumentam pedidos de patentes em 2016
Os pedidos  internacionais de patentes bateram recorde no ano passado em todo o mundo, com uma forte demanda nas aolicitações de marcas registradas e de proteção de desenhos industriais, informa relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi). O Brasil registrou 568 pedidos de patentes no ano passado, quase 5% a mais do que no ano anterior. Já Portugal teve aumento de quase 15% entre 2015 e 2016, passando de 161 para 184.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-03/brasil-e-portugal-aumentam-pedidos-de-patentes-em-2016

Nova patente da Apple reforça rumor de biometria facial no iPhone 8
Uma patente protocolada pela Apple nesta quinta-feira (16) mostra que a empresa está desenvolvendo um sistema de segurança via biometria para seus futuros dispositivos móveis. O documento apresenta um conceito chamado “travar e destravar um dispositivo móvel usando reconhecimento facial”.
https://canaltech.com.br/noticia/iphone/nova-patente-da-apple-reforca-rumor-de-biometria-facial-no-iphone-8-90754/

China deve ultrapassar em breve os EUA em número de patentes, diz agência da ONU
A China está mostrando um “crescimento extraordinário” de solicitações de patentes internacionais e pode ultrapassar o número de registros dos EUA em dois ou três anos, segundo disse nesta quarta-feira (15) a agência de propriedade intelectual da ONU.
https://br.sputniknews.com/mundo/201703157901028-china-eua-patentes/

 

Startups

Brasil firma acordo de cooperação com multinacional para estimular startups no País
Iniciativa possibilitará soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/03/brasil-firma-acordo-de-cooperacao-com-multinacional-para-estimular-startups-no-pais

Startup brasileira é selecionada para competição do MIT
Com foco na economia colaborativa, Localchef participa de evento promovido por uma das maiores instituições com foco em inovação do mundo
http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/startup-brasileira-e-selecionada-para-competicao-do-mit/117472/

Startup facilita aprendizagem de Eletrônica para jovens e crianças
A Elétron.co tem uma forma divertida de ensinar Eletrônica, unindo Arduino e módulos coloridos que são fáceis de montar
https://www.tecstudio.com.br/noticias-de-tecnologia/startup-aprendizagem-eletronica/

Startup brasileira cria plataforma online de apaixonados por discos de vinil
A partir dessa visão do mercado, os empreendedores brasileiros Emílio Malaman, Addo Del Grossi, Iglá Generoso e Oswaldo Maurício Neto uniram a paixão pelo vinil, e também pela tecnologia, para criar o Vinil180. Uma plataforma digital que permite aos apaixonados por vinil descobrir, compartilhar e comprar discos de vinil ao redor do mundo.
https://corporate.canaltech.com.br/noticia/startups/startup-brasileira-cria-plataforma-online-de-apaixonados-por-discos-de-vinil-90580/

Startup aposta na procura on-line por imóveis para criar serviço de busca
Dois empresários mineiros resolveram apostar na venda e aluguel de imóveis on-line por meio de aplicativos. A ideia, trabalhada ao longo de dois anos, ganhou apoio de um “investidor anjo”, que aplicou R$ 700 mil para o desenvolvimento de uma imobiliária híbrida. Com conceito tecnológico, a Up Estate lançou a primeira loja em Belo Horizonte e planeja abrir outras cinco na capital até o fim do ano.
http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/startup-aposta-na-procura-on-line-por-im%C3%B3veis-para-criar-servi%C3%A7o-de-busca-1.451218

O case StartSe, ou como uma plataforma quer criar uma ponte entre startups brasileiras e o Vale do Silício
Depois de trabalhar por quase 10 anos no mercado financeiro, Pedro Englert, 37 anos, resolveu tirar um ano sabático. Ao fim de 2015, desligou-se da XP Investimentos e da InfoMoney, empresas em que foi sócio e atuou de forma determinante, e foi viajar o mundo. A primeira parada foi no Vale do Silício, na Califórnia, onde encontraria seus amigos e ex-colegas de trabalho Marcelo Maisonnave, 40, e Maurício Benvenutti, 35. Foi lá que ele decidiu encurtar o período de descanso e voltou a colocar a mão na massa. O resultado da viagem e do encontro foi um projeto que hoje ele comanda ao lado de mais cinco sócios: a StartSe, uma plataforma digital desenhada para conectar todo o ecossistema brasileiro de startups.
http://projetodraft.com/o-case-startse-ou-como-uma-plataforma-quer-criar-uma-ponte-entre-startups-brasileiras-e-o-vale-do-silicio/#sthash.F47h7xtW.dpuf

Startup facilita crédito a negativados e já arrecadou R$ 800 mil
A EasyCrédito foca em pessoas com pouco acesso a instituições financeiras – e, em uma campanha de equity crowdfunding, arrecadou 800 mil reais
http://exame.abril.com.br/pme/startup-facilita-credito-a-negativados-e-ja-arrecadou-r-800-mil/

Amadeus investe em startup que bloqueia valor de passagem aérea para compra futura
A agência de viagens Logitravel já implementou a tecnologia da startup FLYR na Espanha e Portugal
http://www.revistahoteis.com.br/amadeus-investe-em-startup-que-bloqueia-valor-de-passagem-aerea-para-compra-futura/

 

Tranferência de Tecnologia

Suinocultores do MT terão incentivo para capacitação em manejo, gestão e sanidade
Através da iniciativa da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Embrapa Suínos e Aves (SC) junto a Frente Parlamentar da Suinocultura, os pequenos suinocultores de Mato Grosso passarão a ter mais opções de capacitação e acesso a tecnologias para atuarem em suas propriedades.
http://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/suinocultores-do-mt-terao-incentivo-para-capacitacao-em-manejo-gestao-e-sanidade/20170310-091526-C919

Inpi pode alterar contrato de transferência de tecnologia, diz 2ª Turma do STJ
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) é competente para adotar medidas de aceleração e regulação de transferência tecnológica e também para fixar melhores condições de negociação e uso de patente. Assim entendeu, por unanimidade, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao rejeitar recurso interposto por uma multinacional contestando averbação de acordos de transferência tecnológica celebrados com uma de suas subsidiárias.
http://www.conjur.com.br/2017-mar-09/inpi-alterar-contrato-transferencia-tecnologia-stj

STJ: INPI está apto para modificar acordos de transferência de tecnologia
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) tem competência para modificar acordos de transferência de tecnologia, firmou o Superior Tribunal de Justiça ao analisar um recurso da Unilever. Segundo o STJ, mesmo com alterações na legislação sobre o tema a autarquia deve observar as cláusulas desses acertos “sem perder de vista a função social, econômica, jurídica e técnica das mesmas e considerando sempre o desejável desenvolvimento econômico do país”.
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=44704&sid=3

Transferência de Tecnologia: O que deve conter no contrato?
No Brasil, os contratos, que deveriam ser tratados como uma ferramenta de interação entre players, funcionam na verdade como um escudo de defesa para as empresas que, tentando se cercar de eventuais complicações, acabam os tornando grandes e maçantes.
http://biominas.org.br/blog/2017/03/09/transferencia-de-tecnologia-o-que-deve-conter-no-contrato/

 

Concorrência Desleal

Restaurante de Washington processa Trump por concorrência desleal
O Cork Wine Bar alega que o Trump International Hotel, situado a pouco menos de um quilómetro da Casa Branca, ganhou uma vantagem desleal em relação aos competidores locais desde que Donald Trump se tornou Presidente.
https://www.publico.pt/2017/03/09/mundo/noticia/restaurante-de-washington-processa-trump-por-concorrencia-desleal-1764692

Taxistas e moto-taxistas vão à Câmara por concorrência desleal com Uber
Sindicatos expuseram regras e taxas que aplicativos não pagam
http://www.midiamax.com.br/politica/taxistas-moto-taxistas-vao-camara-concorrencia-desleal-uber-334149

 

Cultivar

Especial Expodireto Cotrijal: Cultivar de soja TMG conta com atributos que atendem produtor com custo menor
Desde seu início, a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) direciona seus esforços para o desenvolvimento de cultivares de soja e algodão cada vez mais produtivas, com foco regional e tecnologias. E no portfólio de cultivares RR, a TMG 7262RR apresenta diferenciais de menor custo na implantação da lavoura, e ainda possui o benefício da Tecnologia Inox®, que confere resistência à ferrugem asiática.
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/especial-expodireto-cultivar-de-soja-tmg-conta-com-atributos-que-atendem-produtor-com-custo-menor

Sistemas de Produção em Terras Baixas mostram nova genética de arroz irrigado, a BRS A701 CL
A Embrapa realiza todos os anos, no primeiro semestre, o Dia de Campo Sistemas de Produção em Terras Baixas, tendo como enfoque as tecnologias agropecuárias vinculadas à inovação na cultura do manejo do arroz irrigado. Esta edição está marcada para acontecer no dia 16 de março. O destaque vai ficar por conta das cultivares de arroz irrigado BRS e da cultivar recém lançada BRS A701 CL.
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/sistemas-de-producao-em-terras-baixas-mostram-nova-genetica-de-arroz-irrigado-a-brs-a701-cl

Variedade de maracujá da Caatinga é lançada para cultivo comercial
Em comparação com as plantas nativas, a nova cultivar apresenta maior produtividade, tamanho e rendimento dos frutos
http://sfagro.uol.com.br/nova-variedade-de-maracuja-da-caatinga-e-lancada-para-cultivo-comercial/

 

INPI

UEPG apresenta primeiro pedido de registro de software ao Inpi
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), apresentou nesta semana seu primeiro pedido de registro de programa de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Trata-se do software EcoRastrO – Sistema para rastreabilidade de produtos orgânicos, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada – PPGCA da instituição.
http://arede.info/ponta-grossa/148003/uepg-apresenta-primeiro-pedido-de-registro-de-software-ao-inpi?utm_source=InstantArticleMW&utm_medium=referral

INPI integra primeira reunião do MDIC para monitorar ações de simplificação
Sob a coordenação do secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, representantes de todas as secretarias do ministério e dirigentes das vinculadas se reuniram no dia 10 de março para discutir e avaliar o andamento das medidas de simplificação administrativa em andamento na pasta. Representando o INPI, participou o presidente da autarquia, Luiz Otávio Pimentel.
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-participa-da-primeira-reuniao-do-mdic-para-monitorar-acoes-de-simplificacao/view

Em reunião no Planejamento, convocação de aprovados em concurso avança
A proposta de convocação de aprovados do cadastro de reserva do último concurso público, como uma das medidas essenciais para aumentar a escala de produção, está mais perto de se concretizar. Nesta quarta-feira, 15 de março, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e o coordenador-geral de Recursos Humanos, Marcelo Fernandes, se reuniram com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Augusto Chiba. Na reunião, o tema foi encaminhado e deve ser resolvido nos próximos dias, a tempo de convocar os aprovados antes do fim da vigência do concurso.
http://www.inpi.gov.br/noticias/em-reuniao-no-planejamento-convocacao-de-aprovados-em-concurso-avanca/view

INPI e Anvisa definem critérios para procedimento de anuência prévia
O INPI e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acertaram os procedimentos que serão adotados pelas instituições para a análise de pedidos de patentes referentes a produtos e processos farmacêuticos.
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-e-anvisa-definem-criterios-para-procedimento-de-anuencia-previa/view

INPI integra primeira reunião do MDIC para monitorar ações de simplificação
Sob a coordenação do secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, representantes de todas as secretarias do ministério e dirigentes das vinculadas se reuniram no dia 10 de março para discutir e avaliar o andamento das medidas de simplificação administrativa em andamento na pasta. Representando o INPI, participou o presidente da autarquia, Luiz Otávio Pimentel.
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-participa-da-primeira-reuniao-do-mdic-para-monitorar-acoes-de-simplificacao

Registro de software será 100% online e será entregue em até sete dias
O software é a inteligência da economia digital e o governo brasileiro quer acelerar a produção de aplicações no Brasil, revela o diretor do MCTIC, Otávio Caixeta. E uma das ações relevantes é a parceria firmada entre o Ministério e o INPI para reduzir a burocracia no registro de software. Até então, conta o coordenador do INPI, Alexandre Lourenço, esse processo leva, em média, 100 dias para ficar pronto e é todo feito em papel e CD. Ainda neste semestre, o processo será 100% online e vai dar uma resposta entre um e sete dias.
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=44750&sid=16

INPI e JPO assinam acordo para realizar PPH piloto entre Brasil e Japão
O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e o presidente do Escritório Japonês de Patentes (JPO, na sigla em Inglês), Yoshinori Komiya, assinaram nesta quinta-feira, 16 de março, em São Paulo, a Declaração Conjunta para formalizar um projeto piloto de Patent Prosecution Highway (PPH) entre os dois países. A assinatura do acordo ocorreu durante seminário sobre a cooperação em PI entre Brasil e Japão.
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-e-jpo-assinam-acordo-para-realizar-pph-piloto-entre-os-dois-paises/view

INPI e Anvisa definem critérios para procedimento de anuência prévia
O INPI e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acertaram os procedimentos que serão adotados pelas instituições para a análise de pedidos de patentes referentes a produtos e processos farmacêuticos.
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-e-anvisa-definem-criterios-para-procedimento-de-anuencia-previa/view

 

Marcas

China atribuiu aprovação preliminar a 38 marcas do grupo Trump
A China concedeu aprovação preliminar a 38 marcas do grupo Trump, suscitando preocupações de que o Presidente norte-americano, Donald Trump, esteja a receber tratamento especial do Governo chinês, no que constituiria um conflito de interesses.
https://pontofinalmacau.wordpress.com/2017/03/11/china-atribuiu-aprovacao-preliminar-a-38-marcas-do-grupo-trump/

México aprova marcas de Trump para hotéis e turismo
O Instituto Mexicano de Propriedade Industrial (IMPI, na sigla em espanhol) autorizou o registro das marcas. As últimas três, de acordo com documentos oficiais, foram aprovadas em 21 de fevereiro último, pouco mais de um mês depois que Trump assumiu a presidência dos EUA, enquanto uma outra tinha sido autorizada em 6 de outubro de 2016, quase um mês antes das eleições americanas.
http://extra.globo.com/noticias/economia/mexico-aprova-marcas-de-trump-para-hoteis-turismo-21049311.html

 

Inovação Tecnológica

Unicamp disponibiliza 51 patentes para desafio de inovação tecnológica
Inscrições para a competição ficam abertas até o dia 26 de março. Podem participar alunos e demais interessados em empreendedorismo.
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/concursos-e-emprego/noticia/2017/03/unicamp-disponibiliza-51-patentes-para-desafio-de-inovacao-tecnologica.html

Nova técnica para armazenar eletricidade de fontes renováveis
As baterias de fluxo, adequadas para armazenar eletricidade em grandes tanques, podem se tornar 1.000 vezes mais estáveis do que os protótipos feitos até agora graças a um novo composto químico que acaba de ser descoberto.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=armazenar-fontes-intermitentes-energia-alternativa&id=010115170313#.WMaTDjsrIdU

Embrapa identifica microalgas que geram biocombustíveis
A Embrapa Agroenergia identificou espécies de microalgas que podem ser cultivadas em resíduos líquidos de processamento em agroindústrias, transformando os efluentes em matéria-prima renovável para biocombustíveis, rações, cosméticos e vários outros produtos.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=embrapa-identifica-microalgas-geram-biocombustiveis&id=010125170313#.WMaTEzsrIdU

Ciência e tecnologia no Brasil continuam fora da agenda
O Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) reuniu nesta semana especialistas de todo o país para discutir ações para conscientizar a sociedade e os tomadores de decisão sobre a importância do financiamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ciencia-tecnologia-brasil-continuam-fora-agenda&id=010175170310#.WMaTFTsrIdU

Aço que imita osso resiste 100 vezes mais à fadiga
Introduzir no aço uma nanoestrutura laminada, similar à encontrada nos ossos, torna o metal muito mais resistente às rachaduras em micro e macro escalas que surgem a partir do estresse repetitivo.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aco-imita-osso-resiste-100-vezes-mais-fadiga&id=010170170310#.WMaTHDsrIdU

Impressora 3D de projeto livre constrói Torre de Babel
Engenheiros da Universidade de Umea, na Suécia, construíram uma impressora 3D especial que trabalha suspensa por linhas de pesca, o que permite que ela vá sendo elevada automaticamente conforme constrói estruturas virtualmente sem limites de dimensões.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=impressora-3d-projeto-livre-constroi-torre-babel&id=010180170310#.WMaTHTsrIdU

Empresário traz sustentabilidade para empresa de São José
Destaque são os produtos que economizam água
http://www.meon.com.br/coluna-social/coluna-social/empresario-traz-sustentabilidade-para-empresa-de-sao-jose

Inteligência Artificial chega aos computadores quânticos
Pesquisadores espanhóis desenvolveram algoritmos de inteligência artificial para serem rodados em computadores quânticos.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=inteligencia-artificial-chega-computadores-quanticos&id=010150170314#.WMfk0DsrIdU

Criado primeiro ímã não-metálico
Um sonho de muitas gerações de pesquisadores acaba de se tornar realidade pelas mãos de uma equipe da Universidade Palacky, na República Tcheca.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=criado-primeiro-ima-nao-metalico&id=010160170314#.WMfk0jsrIdU

Embrapa identifica microalgas que geram biocombustíveis
A pesquisa, que durou três anos, investigou efluentes como a vinhaça, formada na produção de açúcar e etanol de cana-de-açúcar, e o pome, gerado no processamento de dendê, aproveitado na fertirrigação das plantações.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=embrapa-identifica-microalgas-geram-biocombustiveis&id=010125170313#.WMfk4DsrIdU

Microscopia quântica abre caminho para tricorder e chave de fenda sônica
“Cada grande avanço na microscopia gerou uma revolução científica,” afirma o professor Marcus Doherty, da Universidade Nacional Australiana. “Nossa invenção ajudará a resolver muitos problemas complexos numa vasta gama de áreas, incluindo pesquisa médica, ambiental e de biossegurança.”
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microscopia-quantica-abre-caminho-tricorder-chave-fenda-sonica&id=010165170315#.WMk6szsrIdU

Poltrona antissono previne cochilo de motoristas
Uma equipe multidisciplinar brasileira está desenvolvendo uma poltrona automotiva antissono, para minimizar o risco de acidentes sobretudo com motoristas profissionais.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=poltrona-antissono-nao-deixa-motoristas-cochilarem&id=010170170315#.WMk6tTsrIdU

Inteligência Artificial chega aos computadores quânticos
Pesquisadores espanhóis desenvolveram algoritmos de inteligência artificial para serem rodados em computadores quânticos.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=inteligencia-artificial-chega-computadores-quanticos&id=010150170314#.WMk6vjsrIdU

Criado primeiro ímã não-metálico
Um sonho de muitas gerações de pesquisadores acaba de se tornar realidade pelas mãos de uma equipe da Universidade Palacky, na República Tcheca.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=criado-primeiro-ima-nao-metalico&id=010160170314#.WMk6wzsrIdU

Chips de grafeno são fabricados em meio líquido
Uma nova técnica para produzir circuitos integrados pode não apenas dar versatilidade à fabricação dos circuitos integrados, mas também permitir a construção de chips melhores usando materiais ainda não totalmente aproveitados pela indústria eletrônica.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=chips-grafeno-fabricados-microfluidica&id=010110170314#.WMk6xjsrIdU

Músculos de tecido prometem exoesqueletos de vestir
Em mais um feito em uma recente onda de inovações no campo dos músculos artificiais, engenheiros suecos desenvolveram uma técnica para recobrir as fibras de um tecido normal com um material eletroativo, que se distende e se contrai acionado por uma corrente elétrica.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=musculos-tecido-prometem-exoesqueletos-vestir&id=010180170316#.WMqIyzsrIdU

Mateus Boldrine Abrita: Inovação e Desenvolvimento Econômico na Região Centro-Oeste
Um grande desafio que se impõe a região Centro-Oeste, no âmbito econômico, é promover uma mudança estrutural produtiva no sentido de incentivar os setores e produtos com elevados conteúdos tecnológicos, de alto valor agregado, que transbordam seus benefícios para todos os setores da economia possibilitando a formação de um círculo virtuoso de crescimento e desenvolvimento econômico.
http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/mateus-boldrine-abrita-inovacao-e-desenvolvimento-economico-na-regiao/299778/

Processador com bateria: Energia e refrigeração embutidas
Este processador é um híbrido de duas tecnologias que parecem nada ter em comum: a tecnologia tradicional da microeletrônica e a tecnologia das baterias líquidas, do tipo que estão sendo desenvolvidas para resolver o problema da intermitência das fontes renováveis, como eólica e solar.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bateria-liquida-alimenta-resfria-processador&id=010110170317#.WMvbmjsrIdU

Foguete brasileiro a etanol passa em testes na Alemanha
As agências espaciais do Brasil (AEB) e da Alemanha (DLR) deram um passo importante no desenvolvimento de um foguete alimentado por etanol, que as duas entidades chamam de “propulsão verde”.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=foguete-brasileiro-etanol-passa-testes-alemanha&id=010130170317#.WMvbmjsrIdU

BNDES financiará projetos de energia renovável na Amazônia
O BNDES lançará condições especiais de financiamento para projetos de geração renovável de energia elétrica a serem implementados em áreas isoladas da região amazônica.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bndes-financiara-projetos-energia-renovavel-amazonia&id=010175170316#.WMvb1zsrIdU

 

Propriedade Intelectual

Advogado Gabriel Di Blasi ministra palestra sobre Propriedade Intelectual em Londrina
Durante o encontro, os participantes terão oportunidade de conhecer as formas de proteção de suas tecnologias e marcas e também o uso dessa proteção para alavancar negócios através do mapeamento tecnológico.
http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=338939

 

Franquias

Ooxy chega ao estado do Rio de Janeiro
Fundada em 2016, a Ooxy é a primeira rede de franquias de music branding do país. Serviço que tem como objetivo aumentar as intenções de compra por meio da conexão do consumidor com o estabelecimento utilizando o som. Em março, a rede inaugura sua primeira unidade na cidade do Rio de Janeiro, sob a liderança de Sergio Pimenta.
http://www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/franquias/ooxy-chega-ao-estado-do-rio-de-janeiro



Nossos escritórios