Publicado em:

 

Patentes

 

Acordo entre Anvisa e INPI vai acelerar patentes de remédios
Imbróglio legal. Após quase 20 anos de disputas, autarquia e agência conseguem definir o trâmite desse tipo de pedido e enfrentarão o grande desafio de analisar quase 22 mil processos
http://www.dci.com.br/em-destaque/acordo-entre-anvisa-e-inpi-vai-acelerar-patentes-de-remedios–id614120.html

 

Presidente Temer destaca importância de agilizar exame de patentes
O Presidente da República, Michel Temer, afirmou que inovar tecnologicamente é desenvolver a indústria e o País. Neste contexto, o Presidente destacou que algumas patentes demoram dez anos para serem concedidas e, portanto, é preciso agilizar tal atividade. Para isso, já foram contratados 140 servidores para o INPI. As declarações foram dadas nesta sexta-feira, dia 17 de março, em reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.
http://www.inpi.gov.br/noticias/presidente-temer-destaca-importancia-de-agilizar-exame-de-patentes/view

 

INPI abre consulta pública sobre diretrizes de exame de patentes na área química
O INPI iniciou consulta pública sobre as diretrizes de exame de pedidos de patente da área química. A consulta foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17/3) e fica aberta a partir dessa data pelo prazo de 60 dias.
http://www.inpi.gov.br/noticias/inpi-abre-consulta-publica-sobre-diretrizes-de-exame-de-pedidos-de-patente-na-area-quimica/view

 

Sony registou patente de carregamento sem fios NFC
Uma espécie de Carregamento Wireless, mas de um Smartphone para outro. De acordo com documentação registrada no cartório de marcas e patentes nos Estados Unidos, em breve seria possível carregar um smartphone ‘sugando’ a energia da bateria de outro próximo.
http://tomartvinfo.com/2017/03/19/sony-registou-patente-de-carregamento-sem-fios-nfc/

 

Brasil e Portugal aumentam pedidos de patentes em 2016
Os pedidos  internacionais de patentes bateram recorde no ano passado em todo o mundo, com uma forte demanda nas aolicitações de marcas registradas e de proteção de desenhos industriais, informa relatório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi). O Brasil registrou 568 pedidos de patentes no ano passado, quase 5% a mais do que no ano anterior. Já Portugal teve aumento de quase 15% entre 2015 e 2016, passando de 161 para 184.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-03/brasil-e-portugal-aumentam-pedidos-de-patentes-em-2016

 

Nova patente da Apple descreve misterioso dispositivo de realidade virtual para iPhone
Cada vez mais, notícias sobre planos e patentes da Apple indicam que a companhia deverá lançar em breve um produto de realidade virtual e/ou aumentada. Além de supostamente ter 1.000 engenheiros trabalhando em um projeto de AR, a companhia agora conseguiu a parente de um dispositivo VR.
http://www.tudocelular.com/apple/noticias/n89833/apple-patente-realidade-virtual.html

 

Sensor de baixo custo para irrigação recebe patente americana
O esforço para assegurar a propriedade intelectual de uma inovação no país e no exterior refletiu em mais uma conquista para a pesquisa com a concessão de patente pelo escritório do Estados Unidos (USPTO) ao sensor Diédrico. A concessão ocorreu no começo de março, apenas três anos após o pedido.
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/sensor-de-baixo-custo-para-irrigacao-recebe-patente-americana

 

Nintendo conquista segunda vitória nos tribunais em caso de quebra de patente envolvendo o 3DS
Movido pela Tomita Technologies contra a Nintendo em janeiro de 2014, o processo judicial envolvendo quebra de patente relacionada à tecnologia de efeito 3D sem uso de óculos teve mais um desdobramento positivo para a criadora de Mario. Para quem não se lembra, em abril do ano passado a Nintendo havia vencido a disputa em um tribunal de Nova Iorque, revertendo a decisão anterior da justiça de que deveria pagar U$3 para cada portátil 3DS vendido à Tomita Technologies.
http://www.reinodocogumelo.com/2017/03/nintendo-conquista-segunda-vitoria-nos.html

 

AMD alega que LG, MediaTek e outras empresas estariam violando suas patentes gráficas
A AMD alegou que a LG, MediaTek, Sigma Design e Vizio estariam violando algumas de suas patentes gráficas. De acordo com a companhia, os processos visuais (de smartphones, CPUs e TVs) estariam utilizando conceitos registrados da AMD. A expectativa da desenvolvedora de chips é abrir um processo para que os referidos produtos concorrentes sejam privados do mercado.
http://adrenaline.uol.com.br/2017/03/20/48860/amd-alega-que-lg-mediatek-e-outras-empresas-estariam-violando-suas-patentes-graficas/

 

Sensor de baixo custo para irrigação recebe patente americana
O esforço para assegurar a propriedade intelectual de uma inovação no país e no exterior refletiu em mais uma conquista para a pesquisa com a concessão de patente pelo escritório do Estados Unidos (USPTO) ao sensor Diédrico. A concessão ocorreu no começo de março, apenas três anos após o pedido.
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/sensor-de-baixo-custo-para-irrigacao-recebe-patente-americana

 

Patente da Apple prevê “iPhone Transformer” que muda de tamanho e forma
Uma nova patente arquivada pela Apple indica que a empresa pode realizar em breve uma mudança no dinamismo de seus futuros dispositivos. Intitulada “Interface de usuário com topografia mutável”, a patente foi originalmente arquivada no primeiro trimestre de 2009 e publicada nesta terça-feira (21) pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA.
https://canaltech.com.br/noticia/empresas-tech/patente-da-apple-preve-interface-de-usuario-com-topografia-mutavel-90988/

 

Pedidos de patentes internacionais da China aumentam 44,7% em 2016
O número de pedidos de patentes internacionais da China superou 43,1 mil em 2016, registrando um aumento de 44,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior, informou a Administração Estatal de Propriedade Intelectual.
http://portuguese.cri.cn/1721/2017/03/22/1s229307.htm

 

O engenheiro que sabia patentês
Há um clássico conto do, para muitos inigualável, escritor e jornalista brasileiro Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), mais conhecido pelo sobrenome, chamado “O homem que sabia javanês”, publicado no extinto Gazeta da Tarde do Rio de Janeiro em 28 de abril de 1911. Nesta impagável ficção, contava a estória de Castelo, um malandro de Canavieiras, Bahia, que, após estudar em São Salvador no começo do século XX, fingiu ser professor de javanês para conseguir um emprego no Rio de Janeiro; e no final ficou famoso por ser um dos únicos tradutores desse particular idioma indonésio, chegando ao ponto de trabalhar no consulado brasileiro.
http://www.inovacao.unicamp.br/artigo/o-engenheiro-que-sabia-patentes/

 

Patentes da Apple revelam fones com sensor de frequência cardíaca
A Apple parece está trabalhando em uma linha de fone com diversos sensores biométricos, capaz até mesmo de medir os batimentos cardíacos. Pelo menos é o que mostra documentos publicados pelo USPTO, o escritório de patentes dos Estados Unidos, na última semana. Ao todo foram três pedidos de patentes para um fone que traz uma forma curiosa de trabalhar: para os sensores funcionarem é preciso que o acessório esteja encostado em uma parte da orelha conhecida como tragus.
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/03/patentes-da-apple-revelam-fones-com-sensor-de-frequencia-cardiaca.html

 

Mazda registra patente nos Estados Unidos de um motor rotativo para um carro elétrico
Os motores rotativos Wankel da Mazda poderão estar voltando, embora não como muitos possam imaginar, já que a marca japonesa acaba de apresentar em um escritório de patentes dos Estados Unidos um motor rotativo, mas que será utilizado como gerador para modelos elétricos de autonomia estendida.
http://planetcarsz.com/artigo/mazda-registra-patente-nos-estados-unidos-de-um-motor-rotativo-para-um-carro-eletrico#sthash.4DZ74CkI.dpuf

 

Apple registra patente que transforma iPhone em trackpad para MacBook
A primeira experiência da Apple com touchscreen em seus computadores aconteceu com a introdução da Touch Bar, mas a empresa parece estar com novas ideias para seus futuros produtos.
https://canaltech.com.br/noticia/apple/apple-registra-patente-que-transforma-iphone-em-trackpad-para-macbook-91060/

 

 

 

Marcas

 

Escritórios de Patentes da China têm registros de marcas “IVANKA TRUMP”
A China comunista criou as Zonas Econômicas Especiais na segunda metade da década de 1970, ou seja, regiões e cidades onde a economia não era estatal, mas, privada. Na época, a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e outros países socialistas não entenderam. Alguns analistas atribuem o sucesso da China as suas Zonas Econômicas Especiais, que misturaram economia comunista com economia de mercado e permitiram investimentos e propriedade privada. Outros analistas vão além e atribuem o fracasso da extinta União das Repúblicas Soviéticas Socialistas (URSS) à inércia em adotar o mesmo conceito.
http://www.jornal.ceiri.com.br/pt/escritorios-de-patentes-da-china-tem-registros-de-marcas-ivanka-trump/

 

Empresa lança aplicativo para acompanhar registro de marcas
Os clientes agora tem a facilidade de acompanhar seus processos 24h por dia
http://www.jornalfolhadoestado.com/noticias/60015/empresa-lanca-aplicativo-para-acompanhar-registro-de-marcas

 

China mantém por 15 anos consecutivos maior quantidade de requerimentos de marcas
A Administração Nacional da Indústria e Comércio da China informou hoje (22) que em 2016 a quantidade de requerimentos para matrícula de marcas no país chegou a 3.69 milhões unidades, um aumento de 28.35% em relação ao ano anterior. Assim, o país asiático mantém a maior quantidade de pedidos de marcas, 15 anos consecutivos, no mundo.
http://portuguese.cri.cn/1721/2017/03/22/1s229315.htm

 

 

 

Direitos Autorais

 

Direito autoral protege obra, mas não ideias na qual ela se baseia
A Lei de Direitos Autorais foi pensada para garantir ao autor de obras literárias e científicas o monopólio do direito de exploração sobre o texto produzido, mas não as ideias que lhe serviram de base, bem como a bibliografia de que se valeu para pesquisa.
http://www.conjur.com.br/2017-mar-17/direito-autoral-protege-obra-nao-ideias-qual-ela-baseia

 

Afiliada de TV deve pagar direitos autorais por programação retransmitida
Afiliadas de televisão devem pagar direitos autorais não somente sobre músicas usadas em sua programação local, mas também sobre a programação retransmitida da rede nacional à qual pertençam.
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=visualiza_noticia&id_caderno=&id_noticia=148235

 

Usuários devem pagar os direitos de autor
A União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA) aguarda pela aprovação por parte do Instituto Preços e Concorrência, afecto ao Ministério das Finanças, da tabela de cobrança dos direitos autorais dos seus membros.
http://jornaldeangola.sapo.ao/cultura/patrimonio/usuarios_devem_pagar_os_direitos_de_autor

 

Direito autoral protege obra, mas não ideias na qual ela se baseia
A Lei de Direitos Autorais foi pensada para garantir ao autor de obras literárias e científicas o monopólio do direito de exploração sobre o texto produzido, mas não as ideias que lhe serviram de base, bem como a bibliografia de que se valeu para pesquisa.
http://www.conjur.com.br/2017-mar-17/direito-autoral-protege-obra-nao-ideias-qual-ela-baseia

 

Ecad vence RedeTV! na Justiça
A execução de obras musicais utilizadas pelas emissoras de TV em transmissões nas modalidades webcasting e simulcasting também serão taxadas
http://veja.abril.com.br/entretenimento/ecad-vence-redetv-na-justica/

 

RedeTV! perde recurso em ação por direitos autorais
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) enviou nota à imprensa se posicionando sobre a decisão favorável ao meio artístico em recurso julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o pagamento de direitos autorais por uso de músicas nas programações transmitidas na internet pela RedeTV!.
https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2017/03/redetv-perde-recurso-em-acao-por-direitos-autorais

 

Roteirista processa a Disney por roubar Zootopia
Gary Goldman, cujos créditos incluem “O Vingador do Futuro”, com Arnold Schwarzenegger, e “Minority Report – A Nova Lei”, com Tom Cruise, entrou com processo por violação de direitos autorais no Tribunal Distrital norte-americano em Los Angeles. Ele disse que a Disney replicou, em alguns momentos “praticamente na íntegra”, os temas, configurações, enredo, personagens e diálogos, assim como o título, de seu conceito “Zootopia”, que sugeriu ao estúdio em 2000 e 2009. A Disney e suas afiliadas englobam “uma cultura que não só aceita cópias sem autorização de materiais originais de outros, mas encoraja isto”, segundo o processo. “Eles fizeram isto com ‘Zootopia’ também, quando copiaram ‘Zootopia’ de Gary L. Goldman”.
http://extra.globo.com/tv-e-lazer/disney-roubou-zootopia-diz-roteirista-em-processo-nos-estados-unidos-21095029.html#ixzz4c3fIpctS

 

Ideia presente em dissertação não é alvo de plágio
Não configura plágio de trabalho de mestrado o uso do mesmo tema para criar uma disciplina universitária, desde que constatado que o que foi utilizado efetivamente foi a ideia abordada na pesquisa, e não o texto científico. A interpretação é da 3ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e foi proferida em decisão unânime.
https://jota.info/justica/ideia-presente-em-dissertacao-nao-e-alvo-de-plagio-21032017

 

Ah, moleque! Funk do Mercedes Classe A vira processo arrastado na Justiça
Compositores alegam que alemães violaram direitos autorais
https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/03/22/ah-moleque-funk-do-mercedes-classe-a-vira-processo-arrastado-na-justica.htm

 

 

 

Inovação Tecnológica

 

Departamento de Ciência e Tecnologia discute objetivos de inovação para a Defesa Nacional
No dia 14 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) realizou o “Café da Inovação Tecnológica”, evento que reuniu autoridades civis e militares, cujos principais objetivos foram difundir a cultura da Inovação Tecnológica do Exército Brasileiro e os preceitos da Tríplice Hélice da Inovação, em consonância com o Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA), além de estabelecer e estreitar contatos com as agendas das demais Forças Armadas, a comunidade acadêmica, o meio empresarial, as agências de fomento e os órgãos de governo.
http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/25138/Departamento-de-Ciencia-e-Tecnologia-discute-objetivos-de-inovacao-para-a-Defesa-Nacional-/

 

Microsoft inaugura em Curitiba centro de inovação para novas tecnologias
Microsoft Innovation Center visa aproximar universidades, iniciativas públicas e privadas visando acelerar a adoção de novas tecnologias e fomentar o mercado de startups
http://idgnow.com.br/internet/2017/03/17/microsoft-inaugura-em-curitiba-centro-de-inovacao-para-novas-tecnologias/

 

Vale do Carbono: o berço da inovação e tecnologia no sul catarinense
Crescimento do número de startups e envolvidos com empreendedorismo criou “ecossistema”
http://www.engeplus.com.br/noticia/economia/2017/vale-do-carbono-o-berco-da-inovacao-e-tecnologia-no-sul-catarinense/

 

Coreanos vão investir R$ 3 milhões em pesquisas de tecnologia em MG
Parceria com Coreia do Sul foi oficializada em Santa Rita do Sapucaí, MG. Trabalhos sobre internet das coisas e 5G serão conduzidos pelo Inatel.
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2017/03/coreanos-vao-investir-r-3-milhoes-em-pesquisas-de-tecnologia-em-mg.html

 

Cientistas criam implante de retina artificial para devolver a visão às pessoas
Cientistas do Instituto Italiano de Tecnologia divulgaram na semana passada os primeiros resultados de testes realizados com uma nova retina artificial 100% orgânica que promete devolver a visão às pessoas.
https://canaltech.com.br/noticia/ciencia/cientistas-criam-implante-de-retina-artificial-para-devolver-a-visao-as-pessoas-90854/

 

Estudantes lançarão primeira cápsula do tempo espacial
Estudantes da Universidade de Michigan, nos EUA, vão comemorar o bicentenário da sua escola lançando um pequeno satélite da classe cubesat.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=capsula-tempo-espacial&id=010130170320#.WM_YJzsrIdU

 

Biobateria: Planta eletrônica viva armazena energia
No final de 2015, pesquisadores suecos conseguiram um feito surpreendente: eles construíram circuitos eletrônicos totalmente funcionais no interior de plantas vivas.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=biobateria-planta-eletronica-viva-armazena-energia&id=010125170320#.WM_YKjsrIdU

 

Rádio multinúcleo promete mudar comunicações sem fios
Uma técnica que permite transmitir e receber sinais de rádio em um único chip poderá mudar a forma como a comunicação sem fios é feita, além de permitir que os aparelhos sejam atualizados por software.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=radio-multinucleo-promete-mudar-comunicacoes-sem-fios&id=010110170321#.WNEcWjsrIdU

 

Projetando os aviões do futuro
Os governos dos EUA e da Alemanha estão tentando garimpar novas ideias para tentar mudar o jeitão tradicional dos aviões, que aqueles com tino mais revolucionário chamam pejorativamente de “tubos com asas”.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=projetando-avioes-futuro&id=010170170321

 

Bateria de hidrônio entra no páreo para “armazenar o vento”
A competição por um avanço tecnológico real no campo das baterias tem mais um competidor: uma bateria de hidrônio, ou hidroxônio.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bateria-hidronio-entra-pareo-armazenar-vento&id=010115170321

 

Núcleo de Inovação Tecnológica orienta proteção intelectual a pesquisas
Proteção é para pesquisas que gerem produtos inovadores e com aplicabilidade industrial
http://www.ufal.edu.br/noticias/2017/3/nucleo-de-inovacao-tecnologica-orienta-protecao-intelectual-a-pesquisas

 

Metamateriais líquidos são criados com ondas
No final do ano passado, uma equipe da Universidade do Oregon, nos EUA, demonstrou a possibilidade de criar metafluidos na superfície da água, fazendo com que a superfície do líquido apresente propriedades totalmente diferentes do líquido abaixo.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=metamateriais-liquidos-criados-ondas&id=010160170323#.WNPCjzsrIdU

 

Embrapii fecha acordos para injetar R$ 100 mi em inovação
Como forma de estimular o setor de ciência e tecnologia e o setor produtivo, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou duas parcerias que devem injetar mais de R$ 100 milhões à inovação nacional.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=embrapii-fecha-acordos-injetar-r-100-mi-inovacao&id=010175170322#.WNPClTsrIdU

 

Bits fotônicos são empacotados dentro de um chip
Um grupo de pesquisadores do Brasil e dos EUA conseguiu confinar dentro de um chip um sistema de bits fotônicos, que funcionam com base nas leis da mecânica quântica.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bits-fotonicos-empacotados-dentro-chip&id=010110170322#.WNPCmzsrIdU

 

 

 

Direito de Imagem

 

Juiz entende que uso de uniforme com marcas da loja e de fornecedores não viola direito de imagem de vendedor
O ex-vendedor de uma loja de produtos esportivos procurou a Justiça do Trabalho pedindo que a empresa fosse condenada ao pagamento de indenização por dano moral. O fundamento: o uso de uniformes com as marcas da loja e de fornecedores dos produtos vendidos teria violado seu direito de imagem. Mas o juiz Marco Antônio Ribeiro Muniz Rodrigues, da 28ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, negou o pedido. Para o julgador, a demonstração de produtos faz parte da função de vendedor e não enseja acréscimo remuneratório.
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=visualiza_noticia&id_caderno=20&id_noticia=148279

 

Publicação de foto em manifestação não gera dano moral
Em duas decisões recentes, STJ diz que falta de autorização prévia não viola direito de imagem
https://jota.info/justica/publicacao-de-foto-em-manifestacao-nao-gera-dano-moral-23032017

 

 

 

Cultivar

 

Cultivar BRS 7380 RR aumenta produtividade dos sojicultores do Cerrado
Na safra deste ano, a colheita de soja na Fazenda Porteira Branca, em Campo Alegre de Goiás (GO), superou 70 sacas por hectare. Esse resultado é bom, levando-se em conta, que por muitos anos, a produção não passava de 50 sacas. A perda de produtividade era causada pela infestação de nematoides (parasitas presentes no solo que atuam nas raízes das plantas) e como a BRS 7380 RR apresenta resistência aos tipos mais frequentes da praga, a cultura voltou a produzir bem na região do Cerrado.
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/cultivar-brs-7380-rr-aumenta-produtividade-dos-sojicultores-do-cerrado

 

Pesquisa desenvolve banana mais resistente à Sigatoka-negra
Uma nova cultivar de banana é a mais recente aposta da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) para alavancar o crescimento da cultura no Pará, o maior produtor da Região Norte e o quinto maior do País. Desenvolvida em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, a BRS Pacoua é moderadamente resistente à Sigatoka-negra, principal doença que atinge a cultura, e se destaca por apresentar ciclo de produção em menor tempo e maior número de frutos por cachos quando comparada à Pacovan, a cultivar mais utilizada e aceita no Norte do Brasil e altamente suscetível a referida doença, fato que tem inviabilizado o seu cultivo em algumas áreas do Norte brasileiro.
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/pesquisa-desenvolve-banana-mais-resistente-a-sigatoka-negra

 

Embrapa lança cultivar de soja
Na terça-feira (21/03), a Embrapa lançou a cultivar de soja BRS 6203RR, indicada para as regiões frias do Sul do Brasil. A solenidade contou com a visita de produtores de sementes e lideranças na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS.
http://www.grupocultivar.com.br/noticias/embrapa-lanca-cultivar-de-soja

 

 

 

Startups

 

As startups mais promissoras do Brasil
Por que 99, Nubank, Movile, PSafe, Netshoes e Hub Prepaid são candidatas a se tornarem as primeiras empresas unicórnio do brasil, apelido dado para companhias iniciantes que valem mais de US$ 1 bilhão
http://www.istoedinheiro.com.br/startups-mais-promissoras-brasil/

 

Empresa gaúcha vence batalha de startups e vai representar o Brasil em Singapura
A Arpac entrou no mercado em janeiro com a produção de drones para o agronegócio
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/empresa-gaucha-vence-batalha-de-startups-e-vai-representar-o-brasil-em-singapura/

 

Baidu cancela fundo de US$60 mi para startups brasileiras
O Easterly Ventures tinha como objetivo investir em startups brasileiras que estivessem em fase de crescimento, com modelo de negócios já definido
http://exame.abril.com.br/negocios/baidu-cancela-fundo-de-us60-mi-para-startups-brasileiras/

 

Casa das Empreendedoras reúne mulheres à frente de startups
A 1ª Edição da Casa das Empreendedoras continua nesta quarta com as seis startups vencedoras do Prêmio Mulheres Tech em Sampa. O programa, que dura três dias, inclui atividades de capacitação, mentoria e desenvolvimento de negócios. Entre elas, o Workshop de Liderança, o seminário Empreendedoras Inspiradoras e a Arena de Aprendizado com palestras sobre investimento, vendas e marketing digital realizadas. Mais de 100 empresários e executivos do mercado devem passar pela Casa das Empreendedoras.
http://glamurama.uol.com.br/casa-das-empreendedoras-reune-mulheres-a-frente-de-startups/

 

Conheça as startups selecionadas para novo programa da Startup Farm
São 9 startups que participarão de programa focado em minimizar o desperdício de energia no processo empreendedor
http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/conheca-as-startups-selecionadas-para-novo-programa-da-startup-farm/117656/

 

Cresce o número de startups no Brasil usando a tecnologia Blockchain
Desde que surgiu em 2008, o Bitcoin sempre chamou a atenção por parte dos especuladores que viram um meio de “ganhar dinheiro” com sua valorização ao longo do tempo. Mas muita coisa ainda estava por vir.
http://www.criptomoedasfacil.com/2017/03/cresce-o-numero-de-startups-no-brasil-usando-tecnologia-blockchain.html

 

Startups terão R$ 53,6 milhões do SENAI, do Sebrae e do SESI para inovação
Projetos inovadores terão incentivo de mais de R$ 53,6 milhões neste ano para serem desenvolvidos e chegarem ao mercado. A partir desta segunda-feira (20), o novo Edital de Inovação para a Indústria, antes conhecido como Edital SENAI SESI de Inovação, começa a receber inscrições de empresas de todos os portes e startups interessadas em financiar ideias de produtos e processos inovadores. O lançamento da iniciativa foi feita pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e pelo presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, na sexta-feira (17), durante reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), grupo coordenado pela CNI, que reúne executivos das 200 maiores empresas brasileiras.
https://corporate.canaltech.com.br/noticia/startups/startups-terao-r-536-milhoes-do-senai-do-sebrae-e-do-sesi-para-inovacao-90906/

 

Parcerias e convênios pretendem estimular inovação nos pequenos negócios
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) formalizou no dia 17 de março, durante a reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo (SP), um pacote de seis parcerias e convênios com instituições de tecnologia, para desenvolver a inovação nos pequenos negócios de todo o país. O objetivo é estimular os empreendedores a adotar práticas inovadoras, oferecer suporte técnico para que possam diagnosticar problemas ou melhorar a sua produção e se tornar mais competitivas.
http://anpei.org.br/anpeinews/parcerias-e-convenios-pretendem-estimular-inovacao-nos-pequenos-negocios/

 

Baidu cancela fundo de investimento de US$ 60 mi em startups brasileiras
Em pouco mais de seis meses após divulgar um fundo de investimentos com capital de US$ 60 milhões para startups brasileiras, a multinacional chinesa Baidu cancelou a sua participação na iniciativa, inviabilizando o projeto.
https://corporate.canaltech.com.br/noticia/startups/baidu-cancela-fundo-de-investimento-de-us-60-mi-em-startups-brasileiras-91022/

 

Startup fintech: uma nova proposta de serviços financeiros
Que tal a sua próxima conta bancária ser oferecida por uma startup fintech? Se ainda não está por dentro da nova proposta de serviços financeiros, vamos apresentá-la para você e explicar por que é a melhor opção ao microempreendedor individual (MEI)
http://www.otempo.com.br/interessa/tecnologia-e-games/startup-fintech-uma-nova-proposta-de-servi%C3%A7os-financeiros-1.1450702

 

Compliance é um desafio para startups e pequenas empresas em crescimento
Solução de Gestão Fiscal StarSoft auxilia empresas a se desenvolverem em conformidade com a legislação
https://noticias.terra.com.br/dino/compliance-e-um-desafio-para-startups-e-pequenas-empresas-em-crescimento,0bb49c434ab0b9c5697e503d3c12837ddi2lh65o.html

 

Startup brasileira usa impressora 3D para criar órgãos
Produtos da BioArchitects são usados em preparações para cirurgias e diminuem a duração dos procedimentos
http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2017/03/startup-brasileira-usa-impressora-3d-para-criar-orgaos.html

 

 

 

Transferência de Tecnologia

 

INPI pode alterar redação de contratos de transferência de tecnologia
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pode alterar contratos de transferência de tecnologia para fixar melhores condições de negociação e utilização de patentes.
http://www.contabeis.com.br/noticias/32997/inpi-pode-alterar-redacao-de-contratos-de-transferencia-de-tecnologia/

 

‘Objetivo no Brasil não é transferência de tecnologia’
No último dia 17 de fevereiro, a Rosneft Brasil (RNB), subsidiária da maior petroleira da Rússia, anunciou o início da perfuração de seu primeiro poço na Bacia do Solimões. Em exclusiva à Gazeta Russa, o diretor de projetos internacionais a montante da Rosneft, Chris Einchcomb, falou sobre os objetivos e obstáculos da corporação no Amazonas, e a possibilidade de integração com outros desenvolvimentos na Venezuela.
http://gazetarussa.com.br/bilateral/2017/03/20/objetivo-no-brasil-nao-e-transferencia-de-tecnologia_723198

 

 

 

INPI

 

Instituto integra negociações entre Mercosul e União Europeia
O INPI participa nesta semana da XXVII Sessão do Comitê de Negociações Birregionais (CNB), que busca chegar a um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. O encontro acontece de 20 a 24 de março, em Buenos Aires, Argentina.
http://www.inpi.gov.br/noticias/instituto-integra-negociacoes-entre-mercosul-e-uniao-europeia/view

 

Projeto de Lei busca autonomia financeira do INPI
O senador Agripino Maia apresentou projeto de lei (PLS 62/2017) para que o INPI tenha autonomia no uso de seus recursos financeiros. Pela proposta, que altera a Lei nº 5.648/1970, os valores arrecadados com a prestação de serviços serão reinvestidos no próprio Instituto, sem repasse para o Tesouro Nacional, como é feito atualmente.
http://www.inpi.gov.br/noticias/projeto-de-lei-busca-autonomia-financeira-do-inpi/view

 

 

 

Pirataria

 

Pirataria sorri para os brasileiros
No Brasil, convivemos com diversos produtos piratas como brinquedos, roupas, eletrônicos e uma infinidade de outros produtos que adquirimos sem saber que são piratas. Agora, o que vemos é o aumento dessa prática na área médico-hospitalar, em especial nas próteses e implantes, realidade que põe em risco a vida das pessoas que sofrem procedimentos cirúrgicos com produtos fabricados com materiais inadequados, técnicas rudimentares e sem condições mínimas de higiene e descontaminação.
http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=264803

 

 

 

Concorrência Desleal

 

Supermercado é condenado por citar concorrente sem autorização
A citação de nome de empresa sem autorização em propaganda com comparação de preços de produtos diferentes é concorrência desleal. Por essa razão, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve, na íntegra, sentença que condenou uma rede de supermercados a pagar R$ 100 mil, a título de danos morais, a uma pequena empresa de material fotográfico.
http://www.conjur.com.br/2017-mar-19/supermercado-condenado-citar-concorrente-autorizacao



Nossos escritórios