Publicado em:

Microfranquias: uma boa oportunidade

Publicado originalmente no Jornal Extra em 25-10-2016

Gabriel Di Blasi – diretor adjunto Jurídico da ABF Rio

Mesmo com toda a instabilidade econômica em nosso País, o faturamento do setor de franquias no Brasil não para de crescer – tanto para as redes franqueadoras como para as unidades franqueadas. Investir em franquias tem se mostrado um bom negócio – e, graças também às microfranquias, acessível.

Com investimentos iniciais que chegam até R$ 80.000 (valor máximo), é possível ter uma microfranquia. Algumas podem ser gerenciadas até mesmo de casa, não exigindo ponto operacional nem manutenção e estoque de produtos, e as equipes podem ser montadas conforme o negócio vai se expandindo. Entre os nichos que oferecem a opção da microfranquia estão empresas de beleza e estética, cursos de idiomas, agências de turismo e intercâmbio, serviços e produtos automotivos, serviços de limpeza, vendas de anúncios e prestação de serviços, entre outros.
Contudo, antes de escolher uma microfranquia para investir – que é igual a qualquer outra franquia, variando apenas no valor de investimento -, é fundamental pesquisar e se informar bem sobre o nicho escolhido, taxas de retorno, reputação da empresa franqueadora, demanda para os produtos e serviços oferecidos na sua região, além de aspectos jurídicos relacionados ao setor de franchising. Lembre-se, também, que, apesar da possibilidade de baixo investimento, ter uma empresa é uma grande responsabilidade, e o franqueado – especialmente num modelo de franquia como este, com baixo investimento e, consequentemente, equipe reduzida – terá muito trabalho pela frente, pois precisará dar conta de quase tudo. A primeira pergunta a ser feita é se você se identifica com o negócio que escolheu e tem aptidão para tal. A segunda é se você, como um bom empreendedor, está disposto a correr riscos. Se sim, mãos à obra.
Geralmente, as empresas oferecem treinamentos e materiais de apoio a seus franqueados, e podem também negociar com os fornecedores necessários para manter o seu negócio funcionando. Além disso, a ABF-RIO – Associação Brasileira de Franchising oferece treinamentos e disponibiliza em seu portal um completo guia de orientação para todos os tipos de franquias, inclusive as micro, com números do setor e cursos presenciais e on-line para quem deseja entender melhor sobre o universo do setor de franquias e fazer a escolha correta. Informe-se e conheça as ferramentas fornecidas pela ABF-RIO para ajudar o futuro franqueador ou franqueado a vencer no seu negócio.

Leia o texto em pdf



Nossos escritórios